Vamos relembrar o programa ' Domingo Legal " com Gugu no SBT.


domingo_legal_2
No dia 17 de janeiro de 1993, entrava no ar o programa Domingo Legal, apresentado por Augusto Liberato, o Gugu. Inicialmente, a atração de variedades aproveitou grande parte do formato do Viva Noite, sucesso do SBT nos anos 80.
domingo_legal_estreia
O programa começou sendo exibido gravado. Com os bons índices de audiência, não demorou muito para que o programa ganhasse cada vez mais tempo. No primeiro domingo de 1994, o Domingo Legal passou a ser ao vivo.
Em 03 de março de 1996, o programa começa mais cedo e atinge pico histórico de 47 pontos, cobrindo a morte dos Mamonas Assassinas. Em 1998, a atração de Gugu que era produzida no Teatro Silvio Santos, passou a ser apresentada direto dos estúdios do SBT. Apesar das frequentes acusações de sensacionalismo, o programa fecha a década de 90 com picos de 40 pontos.
domingo_legal_anos_90
Mas foi no começo da atual década que Gugu atingiu seu auge. Em 2000, o Domingo Legal ficou 30 semanas seguidas na liderança de audiência e mais 5 semanas não seguidas. Em 2001 foram 48 semanas à frente da Rede Globo. Na época, para esse bom desempenho, era fundamental o fato do programa ser antecedido por sucessos como o Qual é a Música, do patrão Silvio Santos, que já passava o bastão liderando no Ibope.
Em 2003, após queda na audiência, o programa tenta se renovar focando no jornalismo. É quando no mês de setembro, o Domingo Legal exibe uma falsa entrevista com integrantes do PCC. A imagem de Gugu é arranhada e a audiência cai ainda mais.
Nos anos seguintes, a atração ganha novo cenário e volta a se focar no entretenimento. Apostando em quadros como Encontros, Bate Coração e De Volta Pra Minha Terra, Gugu manteve seu confortável segundo lugar. Nessa mesma época, o programa também viu sua audiência ser alavancada pelo reality show que o antecedia. Tratava-se do bem sucedido Supernanny. Mesmo assim o Domingo Legal continuou sem voltar incomodar a liderança da Globo.
Já em 2006, Gugu volta a repaginar sua atração, apostando em novos quadros de entretenimento. No entanto, o programa passa a sofrer com a baixa audiência recebida do Sorteio da TeleSena, sendo esse um dos piores ano em audiência. O apresentador que já estava confortado com o segundo lugar, muitas vezes teve que passar a disputar com a Rede Record.
domingo_legal_anos_00
Os resultados só melhoraram em 2007, depois da estreia de quadros como Trocando as Bolas e Biombo da Moda. No final desse mesmo ano, apostam na estreia do quadro Construindo um Sonho. O resultado foi a liderança em cima do Fantástico, da Globo. Depois de anos, Gugu voltava se destacar na audiência.
No ano seguinte, o Construindo um Sonho foi transformado no carro chefe da atração, fazendo o programa novamente brigar pela liderança. No dia 03 de agosto de 2008, o “Construindo” chegou a pico de 28 pontos. O quadro que reforma a casa das pessoas está entre os produtos mais bem produzidos da história da emissora.
Relembre algumas audiências do Domingo Legal:
Domingo Legal em 22/05/2006
Na média geral, de acordo com a medição consolidada do Ibope, no período das 16h43 às 20h52, tempo em que o Domingo Legal esteve no ar, a audiência ficou da seguinte maneira:
Globo – 27
SBT - 17 com pico de 24
Record - 9
Band - 6
Rede TV! - 2
Confira os demais índices:
Domingo Legal X Futebol (Campeonato Brasileiro: Corinthians X Vasco) – das 16h43 às 18h05
Globo – 25
SBT - 16
Record - 6
Domingo Legal X Domingão do Faustão – das 18h05 às 20h29
Globo – 27
SBT - 16
Record - 10
Domingo Legal X Fantástico – das 20h29 às 20h52
Globo – 31
SBT - 23
Record - 7
Domingo Legal em 01/07/2008
No final de semana, o Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, no SBT, alcançou ótimos índices de audiência. No período em que ficou no ar, ao vivo, das 18h27 às 22h28, a atração, segundo a audiência consolidada na Grande São Paulo, marcou média de 17,19 pontos, com pico de 26, ficando na vice-liderança do ranking das emissoras abertas. 1º lugar. A atração alcançou o primeiro lugar durante 33 minutos, em períodos alternados.
Domingo Legal em 17/08/2008
 O ‘Domingo Legal’ conquistou 16 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo, a atração chegou a marcar pico de 22 pontos.
Por: Bruno Falcão
Agradecimentos:  O  Canal TV.


Siga @Eu_Sou_Sbtista e fique mais bem informado!
COMPARTILHE

0 Comentários

Leave a Reply